Nesta segunda edição, abordamos a importância do perfil do Coach – um profissional qualificado, certificado e com experiência, que conduz o Cliente de modo estruturado a quebrar a transparência, ou seja, a encontrar novas perspetivas no seu potencial pessoal e profissional.
Em termos de qualificação, os Coaches da Be Valuable desenvolvem a sua prática numa perspetiva ontológica. O Coaching Ontológico é uma metodologia que facilita o processo de aprendizagem, atuando em três domínios: Emoção, Linguagem e Corpo.

Em termos de certificação, ser membro do ICF (International Coaching Federation) coloca-nos no grupo dos 32 mil membros representados em 140 países e focados em:
1) aumentar a consciência sobre a necessidade de adaptar o processo de aprendizagem aos diversos desafios que vão surgindo nas nossas vidas
2) manter a integridade da profissão
3) manter os Coaches atualizados com as melhores práticas de I&D.

E é com este background que, numa vertente prática, os Coaches conduzidos por um Código de Ética vão, na sua relação com o Cliente, aplicar o perfil de competências do Coach: princípios éticos e profissionais, contrato de coaching, confiança com o cliente, presença, escuta ativa, comunicação, perguntas poderosas, consciencialização, definição de um plano de ação, follow-up e commitment.

O profissional de Coach tem um papel fulcral na relação com o Cliente, consciente de que não toma decisões, nem emite juízos de valor. Tudo o que o Cliente constrói é pela descoberta que gera em si mesmo. Em 1972 numa proclamação do dia nacional dos Coaches, direcionada para atletas e treinadores, Richard Nixon, Ex-Presidente dos Estados Unidos da América, considerou que o Coach, pode conduzir uma pessoa na definição de um perfil pessoal e profissional. “I know from my own experience how much an understanding coach can do to shape the life of a person.”