COACHING
Autoconsciência
Todos nós sabemos o que é estar consciente de algo. No entanto, a maior parte do tempo vivemos em “transparência” aquilo a que denominamos rotina. O que é a rotina? A rotina é o hábito de fazermos sempre a mesma coisa de determinada maneira.
Na linguagem informática, rotina é um pequeno programa constítuido por instruções que pode ser, integrado, sem qualquer alteração, em outros programas. Estar na rotina traz-nos um grande conforto, porque sabemos que “sabemos” e que se fizermos “sempre da mesma forma” não iremos falhar. Mas, e a necessidade de procurar “novas formas”?
Visão
De dar ao nosso cérebro novas programações? Geert Hofstede (1928), psicólogo holandês, definiu três níveis de programação mental – Natureza Humana (fatores físicos e psicológicos), Cultura e Personalidade.
Programar novas formas implica uma autoconsciência sobre variáveis que, salvo algumas excepções, conseguimos controlar, como o cuidar da mente, corpo, emoções e outras que não controlamos, como a globalização, que trouxe novas perspetivas à economia, cultura, política, tecnologia, educação e às próprias emoções.
Comportamento
Estão as pessoas preparadas para, racional e emocionalmente, se reprogramarem?
Na verdade, desde que nascemos vivemos em constante adaptação e estamos sujeitos ao “crivo” da seleção natural (Darwin, 1809).
A questão que se impõe: o quão flexíveis somos para utilizar a autoconsciência, visão e a alteração de comportamentos como uma “engrenagem”, capaz de nos dar maior hipótese de “sobrevivência” perante necessidades constantes de alterar o nosso mindset (Eu, os Outros e o Contexto) ?