E na edição de Dezembro tínhamos mesmo que falar de aprender a desaprender para nos prepararmos para os desafios de 2020. Quando se conhecem os processos utilizados pelo Ser Humano para aprender é mais fácil consciencializar para desconstruir, o que em coaching significa quebrar aprendizagens que nos impedem de progredir, para voltar a aprender novos conteúdos e formas. Como aprendemos? Possuímos estruturas mentais. Nestas retemos informação através da trilogia bio-psico-social e processamos os esquemas mentais que podemos apelidar de “código de conhecimento individual”. Significa que o mesmo conhecimento varia entre indivíduos pela sua biologia, pelo desenvolvimento da sua cognição e pelas interações sociais, ou seja pelos esquemas mentais que “imprimem” nas suas estruturas. As teorias de aprendizagem são, por isso, complexas. René Descartes (1596-1650), cria o conceito de máquina humana para descrever a aprendizagem por reflexo. Lev Vygotsky (1896-1934) considerou a relação humana uma componente essencial na aprendizagem. Jean Piaget (1896-1980) reforçou a importância de amadurecer as estruturas mentais, responsáveis pela aquisição e transformação do conhecimento apreendido. Na percepção deste autor a aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento.E para que ocorra a construção de um novo conhecimento é necessário que se estabeleça um desiquilíbrio nas estruturas mentais, ou seja, os conceitos assimilados (esquemas mentais) precisam de passar por um processo de desorganização para que possam reorganizar-se e estabelecer um novo conhecimento. Piaget,denominou este mecanismo como “equilíbrio das estruturas mentais”, ou seja, a transformação de um conhecimento prévio em outro. Assim, entender o padrão de aprendizagem, desperta-nos para o modo como podemos “gerir” os nossos esquemas mentais.
BoasFestase Feliz 2020